Lanternagem e Pintura

O Que é Lanternagem?

Esse processo, também conhecido como funilaria, tem como objetivo devolver o aspecto original à parte amassada.

Para ser feita a recuperação em casos mais complexos, a tinta é retirada e a chapa necessita de um tratamento. É muito comum esse tipo de problema em partes fixas como as caixas de ar e chapas ligadas diretamente ao monobloco.

Quando o conserto é mais complexo é preciso outro processo. Em diversos casos, antes é preciso acertar a chapa danificada com massa de poliéster. Ela é quem vai devolver o aspecto liso. A massa deve ser aplicada em camadas finas, observando a presença de bolhas.

Esse produto possui alto poder de secagem após aplicação do catalizador (mistura que faz iniciar o processo de secagem) e não fica apta ao manuseio por mais de quatro minutos. Ou seja, é preciso trabalhar com poucas porções. Terminado este passo, começa a repintura.

Quando a chapa está tratada, o processo de repintura é mais fácil. Quando há necessidade de uma lanternagem aprofundada, a chapa volta a ser nua. Dessa maneira, ela está suscetível à corrosão e outros problemas.

Para solução desse problema existe o Primer, produto aplicado na chapa nua para evitar corrosão. É o Primer que prepara a chapa, já não mais nua, para receber a tinta.

Uma vez feito isso, o carro está pronto para ser pintado.